Praia do Caixa D’Aço

Caixa d´aço - Porto Belo

Caixa d´aço - Porto Belo

Conhecida também como Baía do Caixa D´aço, Enseada do Caixa D´Aço ou simplesmente como Caixa D´aço, está situada ao Sul de Porto Belo e trata-se de um porto natural com águas sempre mornas e transparentes. É um lugar  agradável, ideal para quem quer descansar diante de uma bela paisagem.

A Praia do Caixa D´aço é uma praia preservada, com densa vegetação de mata atlântica. Para se chegar até lá, deve-se passar por uma pequena e trilha de acesso. Rota de embarcações artesanais, conta com trapiche para a pesca, e três bares-flutuantes que funcionam durante todo o verão, feriados e finais de semana: Maresia, Balanço do Mar e Caixa d’Aço. São bares flutuantes, em pleno mar, situados entre as praias do Araçá e Caixa d’Aço. Barcos de pescadores levam e trazem os clientes. Outros chegam com as suas próprias lanchas ou seus iates.

Estes bares ficam “meio escondidos” num local que já foi estratégico na história de Porto Belo. Sua denominação é atribuída ao Almirante português Robert MacDouall. No dia 17 de fevereiro de 1777, refugiou-se na enseada para evitar o combate com uma esquadra espanhola de 116 naus, comandada por Pedro de Cevallos Cortéz y Calderíon. Este vasculhou a área sem nada encontrar, seguindo então para a Ilha de Santa Catarina. Caixa D´aço se refere à segurança que o Almirante encontrou ali.

Através de uma trilha, dá para se chegar ainda à praia do Caeté, também agreste, com belíssima vista para as praias de Bombas e Bombinhas.

Foto: Prefeitura Municipal de Porto Belo

Esta é uma praia de Porto Belo. Veja todas as .