Praia de Porto Belo

Praia de Porto Belo

Praia de Porto Belo

Foto: Panoramio – Acima observa-se a Praia de Porto Belo numa incrível tranquilidade, com o Costão das Vieiras em segundo plano, à esquerda, e os prédios da Meia Praia de Itapema ao fundo, junto à linha do mar.

É onde fica situado o centro de Porto Belo. Possui infra-estrutura completa para os turistas. Assim como nas praias vizinhas, a Praia de Porto Belo oferece águas muito tranqüilas por estarem protegidas do mar aberto pela Ilha de Porto Belo. Esta característica das praias locais as torna ideais para a prática de esportes náuticos, para a ancoragem dos barcos pesqueiros e ainda para o banho de mar da família. Possui trapiches de onde saem os barcos e escunas em direçío à Ilha de Porto Belo e outras praias. É possível também alugar uma baleeira para passeio ou pescaria nos arredores da Baía de Porto Belo. Seguindo pelo canto esquerdo da praia chega-se ao Porto dos Piratas, onde saem as escunas de turismo.

Aqui também se encontram vestígios arqueológicos dos índios carijíós que habitaram esta região antes da chegada dos açorianos. São as “panelas de bugre”, superfícies polidas das rochas onde os índios preparavam suas ferramentas, também chamadas de oficinas líticas. Elas podem ser encontradas e observadas em uma formação rochosa localizada no centro da praia.

Costão das Vieiras

Vieiras - Conchas do mar

Vieiras - Conchas do mar

Também conhecido como Ponta das Pedras, ou Ponta de Porto Belo, a origem deste nome vem das “vieiras”, um molusco comestível de concha bivalve muito numerosas no local em épocas passadas. O Costão das Vieiras fica entre a Praia de Perequê e a Praia de Porto Belo. É um costão de pedras com forte presença da vegetação de Mata Atlântica, que forma dua praias tranqüilas e paradisíacas: a Praia dos Fagundes e a Praia da Fonseca. A Praia dos Fagundes fica ao lado da Praia do Perequê, onde é possível desfrutar de uma linda paisagem e o contato com a natureza. Há ainda a Praia do Costão, localizada ao lado da Praia de Porto Belo.

Praça dos Pescadores

É onde se consegue mais contato entre a população nativa e os turistas. Os pescadores são profundos conhecedores locais e dessa forma, além de prestar serviços de passeio de barco, contam histórias e mitos locais, mostrando aos turistas um pouco da realidade e do cotidiano local.

Esta é uma praia de Porto Belo. Veja todas as .