Ilha de Porto Belo

Ilha de Porto Belo - Vista de morro no centro de Porto Belo

Ilha de Porto Belo - Vista de morro no centro de Porto Belo

Foto: Panoramio

A Ilha de Porto Belo é mesmo o paraíso na terra. Quem foi, garante! Se isso não bastasse, oferece ainda várias opções de lazer, atrativos e serviços. Com área exclusiva para grupos de excursões, a Ilha de Porto Belo é hoje um exemplo de desenvolvimento turístico sustentável. O uso turístico-recreativo respeita a capacidade máxima de visitantes, avaliada em 1.879 pessoas simultaneamente.

Com águas claras e areias finas e branca, a Ilha de Porto Belo oferece muitas surpresas. Uma delas é o esqueleto de uma baleia bryde, único exemplar da espécie montado no Brasil, com 13 metros de comprimento e de uma falsa orca, com aproximadamente 6 metros.

Localizada em frente a Praia de Porto Belo, está distante a cerca de 900 metros do continente, conservando suas características de cobertura natural. Esta bela ilha já foi chamada de “Ilha Bela” e atualmente possui o nome oficial de João da Cunha, em homenagem ao seu segundo proprietário, um importante homem público de Porto Belo. Porém este nome “não pegou” e hoje é totalmente conhecida – autenticamente – como Ilha de Porto Belo.

Na flora nativa da ilha é possível encontrar raras espécies de bromélias. A ilha é cheia de curiosidades e lendas, no imaginário popular foi neste local que os jesuítas enterraram a figura de um anjo totalmente em ouro, no período em que foram expulsos do Brasil. Seu patrimônio arqueológico possui várias inscrições rupestres, que datam de 4.000 anos e vestígios de uma armação baleeira que funcionou ali na clandestinidade.

Na estrutura atual da Ilha possui o Eco-Museu UNIVALI, um espaço cultural de exposições diversificadas, de interatividade, na área de história e conhecimentos gerais que resgatam, valorizam e divulgam a cultura local.

No local existe uma excelente infra-estrutura para ancoradouro, quiosques na praia, quiosque de atividades náuticas e de lazer, trilha ecológica, restaurante de comidas típicas, lojinha de souveniers exclusivos com peças exclusivas da ilha e artesanato local. O ponto alto da ilha é a trilha ecológica da Pedra da Cruz, que inclui um mirante com vista para o mar aberto e a referida pedra, com inscrições feitas há quatro mil anos. É aberta à visitação de setembro ao feriado da Páscoa. Em sua praia o visitante poderá se banhar, praticar o mergulho e diversos esportes náuticos.

Coberta de um verde espetacular, possui mirantes com vistas panorâmicas incríveis, eco-museu, trilhas subaquáticas e inscrições rupestres. Possui relativa infra-estrutura, com trapiche, restaurante, guias e sombras à beira-mar. 

Telefone administrativo da Ilha de Porto Belo: 47 3369-4146

Prainha da Ilha de Porto Belo

Prainha da Ilha de Porto Belo

Foto: Prefeitura Municipal de Porto Belo

Esta é uma praia de Porto Belo. Veja todas as , .