Praia da Armação da Piedade

Armação da Piedade - Gov. Celso Ramos

Armação da Piedade - Gov. Celso Ramos

A Armação da Piedade fica na ponta da baía da Fazenda da Armação e foi onde começou a colonização de Governador Celso Ramos, por volta de 1743, impulsionada pela pesca de baleias na região. A praia foi escolhida para a construção de um dos maiores núcleos de armação baleeira de toda a Santa Catarina. As instalações foram concluídas três anos mais tarde e utilizadas para a extração do óleo de baleia, até o declínio da atividade, em meados do século XIX. Toda essa história faz do lugar o mais fascinante de Governador Celso Ramos.

O destaque da Armação da Piedade fica por conta da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, a primeira obra em Santa Catarina construída com óleo de baleia no Século XVIII.

Atualmente,  com aproximadamente 150 metros, é uma praia indicada para banhistas. É muito freqüentada durante a temporada por famílias que procuram um lugar calmo e sossegado para suas crianças brincarem e se divertirem com segurança. Hoje o vilarejo é mantido por moradores e pescadores que conservam os aspectos tradicionais da pesca artesanal. Na beira da praia é possível desfrutar de deliciosa refeição a base de frutos do mar.

Possui muita sombra à beira-mar, convidando à visita sem pressa. Um espetáculo à part é o voo rasante de animais exóticos como tucanos selvagens.

Foto: Autor desconhecido

Esta é uma praia de Governador Celso Ramos. Veja todas as .