Praia de Canto Grande

Praia de Canto Grande - Bombinhas - Mar de dentro

Praia de Canto Grande - Bombinhas - Mar de dentro

A vila do Canto Grande, com seus cerca de 800 habitantes, é formada principalmente por pescadores e maricultores que ainda vivem as tradições e cultura dos primeiros habitantes do lugar. A praia do Canto Grande é a mais extensa do município e é formada na verdade por duas praias opostas. A primeira é onde os locais chamam de “mar de dentro”, banhada pelas calmas águas da baía de Zimbros. A outra é o “mar de fora”, sequência da praia de Mariscal, de mar aberto e águas mais agitadas. Há diversos restaurantes e bares de beira do mar oferecendo o mais autêntico fruto do mar como petisco ou mesmo  refeições mais elaboradas. O comércio local também é variado.

O centro da vila fica aos pés do Morro do Macaco, o qual oferece ao visitante uma das vistas mais deslumbrantes de Bombinhas. O Morro do Macaco é hoje um parque municipal, ainda sem infra-estrutura. A vista que se tem a partir do topo do Morro do Macaco é esplêndida: ao norte as praias do Mariscal e Quatro Ilhas, ao leste as ilhas da Reserva Biológica do Arvoredo (Galé, Arvoredo, Deserta), ao oeste a Baia de Zimbros e ao Sul a Ilha de Santa Catarina.

Uma caminhada pela trilha da Tainha, na ponta da enseada de Zimbros, é uma excelente opção de lazer para quem não se contenta apenas com as praias e prefere curtir uma aventura mais ecológica.

A origem do nome remonta a forma de rabo de baleia formada pela península. Era a “Ponta Grande”. Porém o nome aos poucos se transformou no atual “Canto Grande”.

Nos meses de inverno as águas do Canto Grande servem de refúgio para as baleias vindas da Antártida em busca de águas mais quentes.

Península que forma o Canto Grande - Vista do alto do Morro do Macaco

Península que forma o Canto Grande - Vista do alto do Morro do Macaco

Esta é uma praia de Bombinhas. Veja todas as .